Siga-nos

VEJA NOSSO

CONTEÚDO

A importância e os benefícios da roteirização na logística

sexta-feira, 28 janeiro 2022

A ferramenta é essencial para otimizar processos, elevar a produtividade, reduzir custos e atender o cliente com maior assertividade

A roteirização é uma ferramenta importante para realizar as entregas dentro do prazo estabelecido e com total integridade, ao mesmo tempo que promove a redução dos custos e a otimização dos processos.

Roteirizar uma operação de forma eficiente significa ter condições de prever a situação do trânsito, conhecer as limitações das áreas, calcular os custos das viagens, fazer o melhor uso da frota e do tempo dos funcionários e mantendo um bom relacionamento com o cliente.

A ferramenta tem como objetivo selecionar melhor e mais otimizada rota para determinado frete. Buscando maior eficiência operacional, diversas empresas optam pela utilização de um software que auxilia na tomada de decisão estratégica sobre as rotas.

Planejar rotas é uma atividade complexa e que afeta diretamente o resultado de uma transportadora. Somente em 2021, o diesel subiu 36,6%, enquanto a gasolina ficou 43,4% mais cara. Por isso é preciso otimizar os deslocamentos de modo a conseguir se manter competitivo, incluindo, claro, o consumo de combustível, em um cenário cada vez mais complexo e que exige mais cuidados por parte das transportadoras. 

A TCE Encomendas Urgente, referência na roteirização otimizada, preparou esse artigo com as principais dúvidas que cercam a ferramenta. Confira:

  • O que é a roteirização?

É a ação de definir um roteiro ou itinerário otimizado para conquistar a redução do tempo, da distância percorrida e dos custos operacionais logísticos. 

A ferramenta, quando bem utilizada, aperfeiçoa a programação das visitas e/ou entregas por meio de informações relevantes como a quantidade de pedidos, tamanho da frota disponível, destinos finais, dentre outras. A roteirização analisa todos esses dados e otimiza a operação e o custo por entrega e visita.

  • Quais os tipos de roteirização?

São basicamente dois: a roteirização estática e a roteirização dinâmica.

A primeira indica que a roteirização não muda depois que os veículos já saíram da garagem, rumo às entregas. Nela, todo o planejamento de rotas é feito previamente, seguindo determinados critérios (paradas, horários, quilometragem, entre outros). O que diminui espaço para improvisos de trajetos durante as viagens.

A segunda, a roteirização dinâmica, existe justamente para dar conta do que fica de fora da roteirização estática, ou seja, o imprevisto, o desvio, o que não estava no roteiro. Nela, a operação não é dada como terminada quando os veículos saem para as viagens.

Essa roteirização pode sofrer alterações dependendo do que o veículo encontrou no caminho, como ruas repentinamente bloqueadas ou tráfego intenso.

  • Quais os principais benefícios da roteirização?

Uma roteirização eficiente garante maior agilidade nas entregas, o aumento da capacidade operacional e sem aumentar os custos, maximiza a taxa de ocupação e utilização da frota e traz maior eficácia no emprego da mão de obra.

Também ajuda na economia de combustível e demais custos variáveis com veículos (consumo de pneu, óleo, manutenção) e promove um maior controle do processo inteiro de carga e descarga.

Com uma roteirização inteligente o gestor dribla o trânsito, conserva melhor a sua frota, traz mais segurança para a operação e para os motoristas, e garante que o produto certo chegará ao destino certo e no momento certo.

  • Como roteirizar a operação?

Hoje a roteirização manual não é mais admitida, por não garantir a utilização de informações complexas que precisam ser analisadas para gerar rotas mais eficientes.

Há no mercado softwares desenvolvidos especificamente para roteirização, que utilizam diversos algoritmos que analisam as inúmeras informações, indicam a melhor rota a ser percorrida e assim diminuem de forma significativa o tempo na programação e realização das entregas.

A ferramenta além de possibilitar o controle dos custos, determina as rotas a serem percorridas e calcula os recursos necessários para cada operação. Com ela, os gestores podem detectar e tratar as rotas ou entregas específicas que geram prejuízo para empresa diariamente. 

Portanto, para roteirizar com eficiência, dê preferências as empresas que utilizam softwares específicos.

  • Qual a importância do planejamento na roteirização?

O planejamento é fundamental em todas as operações e etapas logísticas, e na roteirização não é diferente.

É preciso avaliar criteriosamente cada atividade para que os gestores dessa área e prestadores de serviço trabalhem com mais confiança para consigam atender o maior número de clientes possíveis, necessário para manter a entrada de receitas em seu fluxo todos os dias. Ou seja, o planejamento de pedidos precisa focar na realização de entregas e serviços dentro do prazo estipulado. 

E, nesse sentido, contar com o uso de sistemas desenvolvidos para conduzir esse tipo de planejamento, pode ajudar na saúde da empresa. 

Um planejamento bem executado ajuda a aumentar a eficiência de entregas, reduz o custo de transportes, analisa a velocidade da rota onde a frota pretende circular, informa o melhor horário para trafego, entre outras inúmeras alternativas que somente agregam valor ao serviço de logística da sua empresa.

  • Como implementar as tecnologias de roteirização?

Implementar a roteirização vai além da aquisição de um software específico. Como já dito, é imperativo o desenvolvimento de um planejamento criterioso

Como implementar os softwares de roteirização?

Além da aquisição do software, é necessário uma certa preparação por parte da empresa para fazer com que essa tecnologia funcione adequadamente no dia a dia. Para isso, é válido definir políticas de transportes e entender qual a situação atual do negócio. Além disso, analisar características operacionais (horários de trabalho, ritmo, frequência, etc.) faz com que o mapeamento de fluxo seja mais efetivo.

Mapear essas informações garante muito mais tranquilidade na hora de implementar o sistema e também facilita a procura dos benefícios corretos para a empresa e o trabalho realizado. Aprimorar e organizar o armazém também fará uma grande diferença na redução do tempo e evitará erros e desperdícios na empresa.

Existem, hoje em dia, diversas opções no mercado. Logo, é necessário sempre pesquisar e tirar todas as dúvidas com o fornecedor do sistema, de modo a evitar arrependimentos futuros. Afinal, a intenção do sistema é sempre auxiliar e trazer benefícios, não mais problemas.

Considerações finais

Além dos benefícios diretos citados neste artigo, devemos considerar outras vantagens como a maior retenção de clientes, aumento de faturamento e do nível de serviço, profissionalização do setor logístico, entre outros.

O fato é que a roteirização se tornou um ponto chave na redução de custos logísticos, seja na entrega ou vendas de mercadorias, garantindo assim muito melhores resultados e maior competitividade para o negócio.

Voltar

Fale agora

Cotação

Serviços

Logística Urgente

Transporte Rodoviário

Transporte Aéreo

Atendimento

(11) 2309-0012

comercial@tcetransportes.com.br

Localização

R. da Gávea, 1020
Vila Maria, São Paulo
SP, 02121-020

Serviços

Logística Urgente

Transporte Rodoviário

Transporte Aéreo

Atendimento

(11) 2309-0012

comercial@tcetransportes.com.br

Localização

R. da Gávea, 1020
Vila Maria, São Paulo
SP, 02121-020

© tcetransportes 2021 - Todos os direitos de cópia reservados