Siga-nos

VEJA NOSSO

CONTEÚDO

O transporte para o e-commerce no Brasil e como se destacar nesta área

sexta-feira, 24 junho 2022

Com mais de 98% dos brasileiros dizendo que preferem as compras online e que esperam suas entregas cada vez em prazo mais exíguo, o transporte dessas encomendas ganha protagonismo e se transforma em estratégia de diferenciação e que impacta na experiência do cliente

A pandemia de Covid-19 casou transformações importantes em nossas vidas, no convívio social, na forma em que trabalhamos e estudamos, e sobretudo, na forma como compramos.

O brasileiro definitivamente descobriu o comércio online, perdeu a desconfiança e tornou a compra pela internet um hábito, ou seja, vimos uma revolução no comportamento do consumidor.

Segundo o estudo “Consumo Online no Brasil”, realizado pela Edelman, agência global de comunicação, a pedido do PayPal, mais de 98% dos brasileiros disseram preferir fazer compras online em razão da facilidade, 97,3% admitiram que gostam da experiência, cerca de 87,5% afirmaram que as compras online fazem parte de sua vida cotidiana e 84,5% afirmaram que passaram a fazer mais compras e pagamentos online durante a pandemia.

Mais números corroboram o aumento do e-commerce no Brasil, impulsionado pela pandemia. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em parceria com a Neotrust, houve um aumento de 68% nas vendas em 2020, primeiro ano de crise sanitária, em comparação com 2019, elevando a participação do e-commerce no faturamento total de varejo. Em 2020 mais de sete milhões de brasileiros efetuaram a sua primeira compra online.

Para atender esse público consumidor é preciso mais que uma plataforma eficiente, produtos de qualidade e diferenciados, é preciso investir em logística, para fazê-los chegar em seu destino com agilidade e qualidade. A forma de comprar pode ter sofrido alterações e adequações, mas o sentimento de imediatismo do consumidor permanece o mesmo.

O comerciante que opera no e-commerce precisou inovar e colocar dentre as suas estratégias de negócio, como item de diferenciação capaz de melhorar a experiência do cliente, o frete das mercadorias que ele vende, delegando às empresas especializadas serviços que façam com que as mercadorias compradas sejam entregues em prazos exíguos e da melhor forma possível. 

O transportador confirmou o seu protagonismo com a pandemia, abastecendo a indústria, o comércio essencial e voltando suas operações e esforços para atender o comércio eletrônico, que agora ocupa um papel importante nas suas operações.

A TCE Logística Urgente, referência também na logística para o e-commerce, portanto uma especialista no assunto, preparou esse artigo com as principais informações sobre o transporte para o setor, mostrando inclusive, alguns diferenciais que facilitarão a escolha de uma empresa de transportes com o frete mais atrativo. Confira:

Empresas se adequaram para atender uma forte demanda

As empresas de transporte de cargas voltadas ao e-commerce sentiram nas suas operações o aumento das demandas advindas do comércio eletrônico e tiveram que investir em estrutura e remanejamento de pessoal para ajudar a escoar o excesso de encomendas.

Grande parte delas entendeu que as compras online não se tratou de uma onda passageira, mas sim de um modelo de consumo que já se consolidou, oferecendo aos seus usuários maior qualidade de vida e agilidade.

Fato é que o aumento expressivo da demanda gerou impactos significativos na rotina de muitas transportadoras que operam no comércio eletrônico. Com o aumento das vendas online, o serviço de frete passou a ser ainda mais fundamental na medida em que completa a cadeia logística, realizando as entregas no endereço dos clientes. 

Esse movimento fez com que muitas empresas – como a TCE Logística Urgente, se tornassem referência nesse serviço de relevante importância para a economia brasileira, que se mostrou uma grande oportunidade de negócios a partir de um momento de incertezas e expectativas.

Frete para o e-commerce, estratégia de negócio que gera a satisfação do cliente

O frete é um dos fatores que fazem com que o consumidor opte pela finalização da compra ou o abandono do carrinho com os produtos.

Por isso o transporte é uma estratégia decisiva, que pode sim gerar mais vendas e impactar na satisfação dos clientes.

Nesse sentido acertar na escolha da transportadora é fundamental. Ter conhecimento dos setores que a empresa atende, seus prazos e opções de entrega e as regiões atendidas são essenciais para contar com um serviço que atendas às expectativas dos clientes do e-commerce.

Oferecer um leque de opções de entrega para qualquer região do País, faz toda a diferença, isso dito, priorizar empresas de logística que realizem fretes nacionais é importantíssimo para ampliar o core business dos e-commerces.

Diferenciais que destacam empresas de transportes especializadas no comércio eletrônico

Se o e-commerce cresceu, como mostramos, as empresas que realizam o transporte para o setor também estão em maior número.

Pensando nisso, elencamos os diferenciais mais significativos que colocam as empresas de logística realmente preparadas em evidência, como:

  • Last mile – Seu principal benefício é a satisfação dos clientes e a boa experiência de compra. Ao receber a sua encomenda com agilidade e, claro, sem avarias, sai ganhando a transportadora e a loja virtual responsável pela venda;
  • Entrega rápida – como já vimos a agilidade na entrega é um dos mais importantes diferenciais. Parte considerável dos consumidores online efetivam suas compras apenas se o envio rápido estiver disponível. Quanto mais rápido, melhor;
  • Logística reversa – aumentou o comércio eletrônico e com ele aumentaram também as devoluções e, nesse sentido, a empresa que realizar o serviço de logística reversa, coletando a mercadoria a ser devolvida e entregando-a no origem, com a mesma agilidade, certamente se diferenciará das demais, uma vez que acelera o processo de devolução e envio de um novo produto ao comprador;
  • Experiência do cliente – a experiência do cliente tem um valor enorme para o sucesso do e-commerce e, nesse sentido, o transporte é parte integrante e essencial para alcançá-la. Principalmente porque essa experiência é crucial, uma vez que a maioria dos consumidores considera ser improvável fazer uma segunda compra após uma experiência ruim de entrega;
  • Informações em tempo real – mais do que nunca atualizar o cliente sobre a data estimada da sua entrega e permitir que ele acompanhe a encomenda em tempo real é um diferencial competitivo.

A TCE Logística Urgente é especialista também no modelo de transporte fracionado dedicado ao e-commerce, com a possibilidade de o cliente contratar apenas o espaço que suas mercadorias ocuparão no veículo, utilizando o mesmo conceito da economia compartilhada, reduzindo custos, com segurança e atendimento personalizado.

Voltar

Fale agora

Cotação

Serviços

Logística Urgente

Transporte Rodoviário

Transporte Aéreo

Atendimento

(11) 2309-0012

comercial1@tcetransportes.com.br

Localização

Rua Nestor Pedroso de carvalho, 82, Av. Francisco Rodrigues, 479 - Vila Constança, São Paulo - SP, 02259-070

Serviços

Logística Urgente

Transporte Rodoviário

Transporte Aéreo

Atendimento

(11) 2309-0012

comercial@tcetransportes.com.br

Localização

R. da Gávea, 1020
Vila Maria, São Paulo
SP, 02121-020

© tcetransportes 2021 - Todos os direitos de cópia reservados