A chamada logística promocional nada mais é do que o processo do transporte, armazenagem e manuseio de materiais ligados às atividades de marketing, merchandising, trade marketing e endomarketing. Isso porque, o objetivo do marketing promocional é buscar o fortalecimento das marcas, aumentar vendas e fidelizar clientes. Assim, a logística neste caso, terá como função o abastecimento de eventos e ações promocionais com o material necessário.
Dessa forma, este processo é composto por diversas etapas que vão desde o recebimento de materiais, montagem de kits e envio para o ponto de vendas. Sendo que também é responsável por grande parcela dos custos gerados em uma campanha de marketing, além de influenciar diretamente no sucesso da estratégia adotada.
Posto isso, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a logística de material promocional e quais seus benefícios. Confira:
O que é a logística promocional?
Trata-se especificamente de uma área derivada da logística, mas com foco em desenvolvimento de ações de merchandising e trade marketing. Em síntese, a logística promocional auxilia na entrega de todo e qualquer material promocional.
Neste sentido, o investimento em estratégias como essa, garante que as ações promocionais tenham mais qualidade e agilidade, ainda mais para quem a realiza com recorrência.
Vale ressaltar que a atenção com os fatores que permeiam a logística promocional, assegura que as etapas do processo sejam efetuadas de maneira mais organizada. Isto é, aquilo que envolve o planejamento logístico, armazenamento e manuseio de materiais, o embalamento, o envio e a etiquetagem. Dado que, ao se preocupar com o desempenho de cada uma delas, permite-se que se estruture adequadamente as estratégias direcionadas a esta atividade.
Afinal, como a logística promocional funciona?
Como a logística promocional é uma área do setor de logística, seu papel refere-se à responsabilidade pelo fortalecimento da marca, por meio das ações de vendas e ainda, é crucial no que concerne à fidelização dos clientes. Além disso, tem como objetivo principal o desenvolvimento de diferentes soluções em merchandising, e de fornecer materiais para promoções das empresas.
Sendo mais específico, quando uma empresa realiza ações promocionais e carece a demanda de materiais para realização dessa campanha, o setor logístico promocional é o responsável pelo fornecimento, e também por planejar e executar ações relacionadas ao merchandising.
Estratégias e benefícios da logística promocional
Com uma boa estratégia, e a sua aplicação de maneira adequada, a logística promocional gera benefícios diversos, entres os quais podemos destacar:
Planejamento logístico
Primeiramente, define-se um bom planejamento, que propicia a previsão de problemas e aponta soluções hábeis, para garantir maior eficácia na produção, armazenamento, transporte e ativação desse processo.
Pois, quando há preparação de um lançamento de produto ou elaboração de uma ação promocional, demanda grande organização, sobretudo, levando em consideração as dimensões territoriais do país, tornando então desafiador a montagem de kits ou ativação do material com qualidade e agilidade. Por isso, ao contar com o planejamento adequado, a marca terá exatamente o que precisa.
Cumprimento dos prazos
Uma das maiores preocupações da logística de material promocional é que os envolvidos no processo cometam erros ou atrasos. Devido a isso, é preciso reduzir esses riscos através de um olhar mais focado no Lead Time na produção, ou seja, o tempo necessário para percorrer toda cadeia de produção. A redução no tempo de execução das etapas de armazenagem, transporte, montagem, ativação e entrega no ponto de venda, otimiza os processos, tornando-o mais tranquilo e eficiente.
Maior eficiência
A correta execução dos materiais promocionais aumenta a qualidade desses serviços, gerando um transporte mais ágil e garantindo que a equipe seja bem treinada, com intuito de que a mesma realize corretamente a ativação do material. Por consequência, o resultado de tudo isso, é a maior assertividade desse tipo de serviço.
Maior controle e integração das etapas
A integração do processo é um fator primordial tanto para o fornecedor quanto para o cliente, já que permite o acompanhamento de perto, fase por fase, solucionando eventuais problemas com rapidez.
Por essa razão, essa estratégia deve abranger o transporte, por meio de parceiros que operem em todo Brasil, garantindo menor prazo de entrega e mais qualidade. Além do mais, a armazenagem é um ponto que requer atenção especial, sendo imprescindível garantir a segurança dos materiais e maior capacidade do estoque, no intuito de obter sucesso nessa operação logística. Já quanto a ativação no PDV e montagem dos kits, é importante optar por profissionais treinados e capacitados para montagem dos materiais no ponto de venda.
Melhores resultados
Processos bem estruturados também proporcionam resultados mais significativos. Exemplo disso, é que com a redução no Lead Time de execução das etapas, sobra mais tempo para pensar em ideias de suas campanhas e nos materiais promocionais, os quais são ferramentas para atrair o público e, em seguida, convertê-los em vendas. Isto significa que essas práticas permitirão que seja destinado maior produtividade às campanhas.
Qual a importância da logística de material promocional?
Quando falamos em logística de material promocional, esta é uma questão importante no quesito estratégia. Em virtude que, todo negócio que deseja lucratividade e se manter competitivo no mercado, precisa cativar e fidelizar seus clientes a partir de soluções estratégicas. Dado isso, ganha-se não somente com aumento nos lucros, como também, gera maior visibilidade e credibilidade. Pois, a logística promocional vai além do marketing, envolve todo desenvolvimento das operações até chegar ao fornecedor ou consumidor final.
Diante disso, vale frisar, que deve-se saber exatamente o que o consumidor está buscando e as tendências de mercado. Assim sendo, ações de merchandising como folhetos promocionais, displays e totens, estão presentes tanto na vida das empresas, quanto dos consumidores.
Portanto, entende-se que a logística de material promocional quando estruturada e planejada adequadamente impacta positivamente na experiência dos fornecedores e clientes. Além do que, este é um setor que requer estratégia e o devido acompanhamento profissional para assegurar resultados promissores.
A TCE Logística Urgente, é especializada no transporte de material promocional, com soluções para atender a necessidade de cada cliente, a partir de uma infraestrutura completa.