Com a grande concorrência no mercado atualmente, torna-se fundamental a busca por estratégias que atraiam e fidelizem os clientes. Desse modo, as soluções customizadas no setor logístico é uma maneira de oferecer produtos e serviços que se encaixam perfeitamente nas necessidades dos clientes, o que certamente garante ótima experiência aos mesmos. Além disso, essa é uma tendência mundial e significativa que gera oportunidade de mercado, por meio de estratégias segmentadas e direcionada às demandas específicas de cada cliente, o qual é alinhado com o bom atendimento, a fim de garantir a sua satisfação e alavancar o crescimento dos negócios.
Diante disso, para que possamos compreender melhor sobre este assunto, a seguir, confira a importância das soluções customizadas, os principais benefícios e porque essa é uma estratégia considerável na logística.
O que é a customização dos serviços?
A palavra customização refere-se basicamente a mesma coisa que personalização. Isso significa dizer que é o ato de modelar um produto ou serviço conforme a necessidade do cliente. No geral, seria tudo aquilo que foge do que é considerado padrão, sobre aquilo que a empresa tem a oferecer aos seus clientes.
Neste sentido, com a customização dos serviços logísticos, é adotado uma abordagem proativa na gestão dos processos. Isso porque, todas as questões que o envolvem são analisadas e otimizadas, desde o transporte, passando pela armazenagem, o gerenciamento de estoque, até o atendimento ao cliente. Sendo necessário se adaptar a cada elemento dos serviços logísticos com intuito de atender às demandas comerciais e de forma exclusiva.
Ademais, é importante ressaltar que as pessoas, em geral, gostam de sentir-se especial e receber exatamente o que deseja, ainda mais os consumidores exigentes. Logo, a customização dos serviços também é primordial para criar um elo mais forte entre a empresa e o cliente, garantindo uma relação de proximidade, fazendo com que se tornem embaixadores da sua marca.
Como customizar seu serviço logístico?
Primeiramente, é crucial o uso de dados e informações pertinentes sobre cada cliente. Para isso, costuma-se utilizar, por exemplo, o histórico de navegação, dados passados por meio de landing pages e outras preferências. A partir disso, possibilita conhecer melhor os usuários e, assim, iniciar a segmentação. Recomenda-se o uso de tecnologias, visto que colabora no que diz respeito às análises dos dados de maneira estratégica, a fim de traçar os perfis e, por conseguinte, entregar a experiência diferenciada ao seu público.
Além do mais, é necessário observar alguns aspectos e aplicá-los, tais como:
Tenha uma equipe qualificada – Ao contar com uma equipe especializada, que esteja devidamente preparada e treinada, que tenha sensibilidade e profissionalismo, facilita a entrega de uma logística customizada.
Previsibilidade de demanda – Considerado um dos fatores mais importantes na gestão dos processos logísticos. Dado que, a previsão de demanda impacta diretamente nos negócios, permitindo maior economia de custos com estoque e prevenção de perdas nas vendas.
Comunicação assertiva – Ouvir os clientes é importante para customizar as operações efetivamente. Entender o que ele achou, suas expectativas e o que pode melhorar os serviços para torná-las sob medida.
Os benefícios das soluções logísticas customizadas
Quando os serviços logísticos são personalizados conforme a necessidade de cada cliente, são criados benefícios diversos tanto para a empresa, quanto para o público. Devido a isso, entre os principais benefícios de investir em soluções customizadas estão:
Melhora na experiência do cliente
Com as ofertas voltadas para o gosto pessoal de cada cliente, aumenta a chance de conversão. Além do que, a experiência do usuário e a relação deles com a marca é fortalecida, uma vez que percebem que seus desejos são levados em consideração pela transportadora.
Fidelização dos clientes
Quando se entrega aquilo que realmente o cliente deseja, assegura sua maior satisfação. Em função disso, facilita o processo de fidelização, tendo como ponto decisivo para isso, o fortalecimento do relacionamento de ambas as partes.
Melhor performance
Essa estratégia possibilita maiores chances de acerto e, consequentemente, evita desperdício de recursos, pois todo esforço é empregado naquilo que o cliente realmente necessita.
Relacionamento com o cliente
Como é necessário conhecer adequadamente os clientes, isso o aproxima da empresa. Em virtude que, cada serviço entregue de forma única, eleva positivamente essa relação, adicionando um toque humano e familiar a todas as operações.
Integração dos processos
As soluções customizadas integram todos os sistemas existentes na transportadora, evitando recorrentes conflitos entre os processos que não se “entendem”, permitindo a economia de recursos com adaptações e mudanças.
Novas perspectivas
Os serviços personalizados proporcionam a criação de novos projetos e disponibiliza insights importantes para que consiga identificar e implantar melhorias, em busca de diferenciais competitivos.