A etiquetagem de mercadorias é um dos processos que ajudam a melhorar a gestão logística e tem como finalidade garantir que informações fundamentais sobre os produtos sejam identificadas mais facilmente. Por isso, o uso de etiquetas nas operações logísticas é uma alternativa que simplifica os processos e aperfeiçoa as etapas de produção e distribuição de mercadorias.
Neste contexto, em meio ao armazém repleto de caixas acomodadas em prateleiras e pallets, é de suma importância que o sistema de etiquetagem funcione adequadamente, a fim de agilizar e identificar a localização de mercadorias. Em virtude disso, este é um processo que evoluiu bastante, ainda mais com a chegada da tecnologia que tornou a etiquetagem automatizada.
Dessa forma, o resultado de tudo isso é o aumento da produtividade, principalmente quando se lida com estoque em grandes proporções e/ou com fluxos intensos, evitando assim, possíveis atrasos no restante do processo.
Diante desse panorama, para que possamos compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a importância do sistema de etiquetagem nos processos da cadeia logística. Confira:
Por que o processo de etiquetagem é importante na cadeia logística?
O processo de etiquetagem tem papel fundamental nas transportadoras, uma vez que contribui na rastreabilidade dos produtos e na integração das etapas logísticas.
Geralmente, as etiquetas seguem soluções estabelecidas globalmente, pela entidade GS1, responsável por padronizar soluções e serviços empresariais ao redor do mundo. Dado isso, ao seguir todas as recomendações, facilita etapas muitas vezes consideradas complexas, como a localização de produtos dispostos nos armazéns. Além disso, minimiza erros, como por exemplo, desencontro entre o pedido do cliente e o produto, durante o processo de envio.
No entanto, este é um padrão que não carece ser seguido à risca, mas serve como base para definição do uso das etiquetas nas operações logísticas.
Ademais, é importante salientar que o correto uso das etiquetas chamam atenção na cadeia logística por centralizar as principais informações dos produtos transportados. Outro ponto interessante é que a partir disso, todos os responsáveis por uma entrega são informados sobre a natureza da carga.
Como a tecnologia interfere no processo de etiquetagem?
A tecnologia no processo de etiquetagem tem como principal objetivo melhorar a gestão de estoque. Isso significa que torna padronizado as informações contidas nas caixas, com intuito de simplificar etapas como o armazenamento, a localização e o rastreamento das mercadorias.
Neste sentido, atualmente entre os recursos utilizados no sistema de etiquetagem estão o código de barras e o RFID.
Dessa maneira, o código de barras aos poucos foi eliminando a necessidade de cadastrar as mercadorias em estoque manualmente. Isso porque, o uso de leitores e softwares automatizados, permitiram que as informações fossem enviadas automaticamente para a tela do computador, agilizando o processo de entrada e saída das mercadorias. Além do mais, possibilita o acompanhamento da situação do estoque, evitando problemas com excesso ou falta de produtos.
Já com relação ao sistema RFID, as informações referente ao processo de etiquetagem ganham um chip para fins de registro na hora da entrada e saída das mercadorias, além de reduzir o tempo de localização e rastreamento de produtos. Destaca-se ainda, a possibilidade de leitura e registro de informações no sistema de modo automático.
As vantagens do sistema de etiquetagem
A etiquetagem logística ajuda na identificação de cargas e no controle de estoque, assim como detecta materiais frágeis e gera informações sobre número do lote dos itens e a data de fabricação, a fim de propiciar agilidade e eficiência no processo de transporte e logística, aumentando a produtividade de um determinado produto.
Ao utilizar a impressão do código de barras, é uma maneira de viabilizar os processos por meio da identificação da origem e da fabricação do produto. Outras informações pertinentes referem-se ao acesso do endereço de destino da mercadoria e os responsáveis pelo recebimento.
Entre outras vantagens das etiquetas nas atividades logísticas é possível rastrear encomenda por encomenda, desde a sua coleta até a finalização da entrega.
Sendo assim, entende-se que a principal vantagem desse sistema é a otimização dos processos até a entrega do produto e a redução de erros na cadeia logística. Pois, esse sistema auxilia na identificação de informações que evitam, por exemplo, que uma caixa seja despachada no lote incorreto.
Portanto, o uso de etiquetas nas operações logísticas colabora para garantir maior efetividade entre as etapas, acelerando o processo e garantindo maior eficiência das operações.
A TCE Logística Urgente realiza em suas operações triagem por meio de conferência, sistema de etiquetagem, picking e separação de pedidos.